Joana Remedi recebe microfone remoto da ACADEF através do SUS
11/08/2023Descrição da imagem: Joana juntamente da A fonoaudióloga, Jeane Bazanella com equipamento recebido.
Joana Remedi Gonçalves, 06, é moradora de Esteio, tem perda auditiva desde do nascimento e faz acompanhamento em reabilitação auditiva no CER III da ACADEF desde abril de 2021. No último dia (27), a pequena que faz uso de aparelhos auditivos, recebeu um microfone remoto, que irá facilitar muito em seu dia a dia.
Joana teve seu diagnóstico tardiamente, o que fez com que não conseguisse desenvolver a fala. Segundo Letícia Silva, mãe da menina ela progrediu muito após os atendimentos de fonoaudiologia, e também nos contou o que espera para a vida da filha com o novo equipamento. “Que melhore o desenvolvimento dela, que ela consiga compreender melhor a professora, que fique fácil para ela”.
A fonoaudióloga, Jeane Bazanella, que faz o acompanhamento da menina, explicou sobre o funcionamento do equipamento e os progressos de Joana com as sessões de fono. “O microfone remoto funciona com pareamento. O objetivo dele é que chegue a informação sem a interferência de ruído diretamente no ouvido da criança. A Joana teve um diagnóstico tardio, ela acabou colocando o aparelho com quase 5 anos e a gente sabe que quanto mais tempo se demora para colocar o equipamento, menores são as chances da criança desenvolver algum tipo de linguagem, mas ela nos surpreendeu, pois reconhece números, cores, animais, compreende ordens simples, fala algumas palavras, frequenta a escola e faz ballet. O microfone vai trazer ainda mais benefícios para ela. Tem uma família empenhada na sua reabilitação, o que é muito importante”.
Texto e foto: Paola Silveira