MEIO AMBIENTE

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS

Em Canoas, produzimos mais de 300 toneladas/dia de resíduos, os quais são encaminhados ao aterro sanitário da cidade. A ACADEF sempre esteve atenta ao assunto, implantando ferramentas de coleta seletiva desde 2007, a qual evoluiu para o PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – em 2015.

O PGRSS está disponível para o público na Sede da ACADEF. Nele está documentado o manejo dos nossos resíduos, desde sua origem até o destino final.
Atualizado a cada semestre, conta com ações pontuais de educação ambiental, além de treinamento de todo quadro de funcionários para o trabalho utilizando os 3 R’s.

Veja o que acontece com nossos resíduos:

GESSO
Resultante da confecção de moldes para protetização de pessoas amputadas, assim como moldes para órteses, o gesso é destinado para uma empresa recicladora. Pioneira no Estado, a Sebanella recicla o gesso para que seja reutilizado como matéria prima em construção civil.

RECICLÁVEIS

Nossos resíduos secos são separados e armazenados temporariamente na ACADEF, tendo seu recolhimento semanal pela Coleta Seletiva Municipal . Desta forma, são encaminhados para cooperativas gerando renda para cerca de 100 famílias. Estas, por sua vez, repassarão estes materiais a empresas que reciclem, os transformando em matéria prima novamente.

RESÍDUOS QUÍMICOS

Geramos resíduos químicos na produção de órteses e próteses, os quais são encaminhados para aterro industrial e coprocessamento, através da empresa PROAMB.

RESÍDUOS CONTAMINADOS

São resíduos contaminados com patógenos, gerados nas alas clínicas da ACADEF. Coletados semanalmente pela Coleta Municipal de Resíduos Hospitalares.

LÂMPADAS, PILHAS E BATERIAS

A ACADEF está trocando todas as suas lâmpadas fluorescentes por LED, o que gera economia e ganho ambiental, já que elas não possuem mercúrio na composição. Estes materiais são destinados a Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em Canoas e Porto Alegre.

Semana do Meio Ambiente 2017

ACADEF participa da Semana Municipal de Meio Ambiente de Canoas

Como parte integrante da programação da Semana Municipal de Meio Ambiente de Canoas, a ACADEF recebeu a doação de 30 mudas de árvores. São espécimes de Murta, Cerejeira, Camboim, Sete Capotes, Araticum, Araçá e Pitangueira e esta ação foi possibilitada através da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente – Diretoria de Parques, Praças e Gestão de Áreas de Preservação Ambiental.

“A intenção é estimular o plantio de árvores nativas, além de trazer o frescor da natureza para o ambiente frio dos escritórios promovendo a reflexão sobre a preservação do ambiente natural”, comenta a bióloga da ACADEF, Priscila Junqueira. Como todos sabem, a arborização urbana colabora na melhoria da qualidade do ar nas cidades, assim como torna o microclima mais agradável, fornecendo sombra, alimento e abrigo para a avifauna nativa, assim como reduz os níveis de ruído e poluição atmosférica por partículas suspensas.

Os colaboradores da Sede já se encantaram com o novo visual do corredor, assim como beneficiários também já começaram a escolher suas mudas e levar pra casa. O biólogo do DPPGAPA, Mauro Proença, salienta que este serviço está disponível no Viveiro de Mudas, situado no Capão do Corvo, onde cada cidadão pode chegar e levar uma árvore para sua casa gratuitamente.

Share