CADEIRAS DE RODAS-ESCADAS ROLANTES

Equipamento pode ser muito perigoso quando utilizado sem a devida cautela.

Muitos usuários da ACADEF nos procuram para tirar dúvidas sobre sua mobilidade em locais distintos, principalmente em shoppings centers, aeroportos, trens e ônibus. Com relação ao acesso em ESCADAS ROLANTES, por exemplo, é preciso muita atenção e prática, pois o equipamento é MUITO PERIGOSO quando não há respeito perante as dicas de nossos profissionais especialistas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

Especialmente convidado o usuário, Joel Irineu Storck, aceitou mostrar essas dicas, em duas situações diferentes, a primeira com cadeira motorizada e a segunda com cadeira manual, acompanhado do fisioterapeuta Jivago Di Napoli.

Confira as dicas, que servem tanto para cadeiras de rodas motorizadas como as convencionais:

Se puderes se organizar antes de sair de casa em seu itinerário, perfeito! Confira o site do estabelecimento, ligue para se informar se o local possui acessibilidade e sempre prefira utilizar os elevadores. Caso os elevadores estejam indisponíveis, verifique se o local oferece rampas ou plataformas para cadeiras de rodas;

Os símbolos de acesso estarão nos locais, conforme modelo:

Em rampas, só desça se tiver experiência. Caso contrário, solicite auxílio de outrem, sendo que o acompanhante deverá lhe conduzir de ré pela descida da rampa. Incline seu corpo para frente, assim evitarás que sua cadeira tombe de costas. Caso o estabelecimento não possua rampas ou elevadores, e houver a opção pelas escadas ROLANTES, a maneira correta e segura de subir/descer com sua cadeira de rodas é sempre ACOMPANHADO por outra pessoa capaz e, tanto na subida como na descida o acompanhante deverá estar atrás de você a um passo de distância de seu equipamento, apoiando na bengala do encosto. Pode ser o próprio segurança ou monitor do local devidamente orientado ou seu amigo ou familiar.

Posicione-se próximo à área da escada, desligue sua cadeira e destrave/libere os freios para sistema manual. Com sua cadeira de rodas, sempre suba de frente e desça de costas, segurando os corrimãos com ambas as mãos até o final do último patamar, com seu corpo inclinado para frente da cadeira de rodas. O acompanhante deverá lhe conduzir preferencialmente quando a escada estiver sem outras pessoas no mesmo fluxo, ou que sejam convidadas a aguardar sua saída, para evitar acidentes.

ÔNIBUS e TRENS

Se o coletivo estiver equipado com a plataforma vertical, a orientação máxima, é que proceda com embarque na plataforma de ré e desça de frente. Siga as orientações com a supervisão do responsável pelo veículo coletivo, pois há diferentes modelos. No caso de trens ou ônibus que possuam sistema de nivelamento, observe se não há vão entre a plataforma de embarque e o veículo. Caso haja um vão, solicite que o responsável pelo veículo lhe ajude a transpor manualmente este obstáculo. Se o vão for demasiado espaçoso, solicite uma rampa ou ponte-guia para embarcar/desembarcar com segurança.

os vídeos importantes para você assistir, mostram abaixo o CERTO e o ERRADO em escadas rolantes com usuários de cadeiras de rodas:

(mas não retire as mãos do corrimão!)

Como não descer escada rolante, você confere no vídeo abaixo:

Jamais desça escadas rolante com sua cadeira de rodas de frente!

Sempre utilize o auxílio de um condutor atrás de você tanto na subida como na descida, mas lembre-se sempre de utilizar os corrimãos caso não tenha supervisão de outrém.

Se sua cadeira motorizada não possui RODAS ANTITOMBO NA TRASEIRA, não ingresse sozinho na escada rolante, solicite ajuda, ou procure a rampa. No vídeo abaixo, a pessoa sofreu grave acidente!

Caso tenhas dúvidas, a ACADEF pode acolher você e treinar o manejo. Se já és paciente faça seu agendamento conosco!

Profissionais consultados:

Jivago Di Napoli, é mestre em acessibilidade e inclusão social da APTA FISIOTERAPIA E ACESSIBILIDADE-LTDA

Natália Cardoso é Terapeuta Ocupacional da ACADEF.

Compartilhe em suas redes sociais