ALÉM DA INSERÇÃO

Suporte às instituições privadas
Através deste projeto, a ACADEF – que dispõe de banco de currículos próprio – ao longo de 12 anos, assessorou mais de 100 empresas, as quais promoveram a inserção de 40 pessoas com deficiência por ano, em média.

Os integrantes do Programa Integral de Capacitação (PIC) também usufruem desta estrutura, em que, após a participação no programa, ingressam em diversas vagas oferecidas no mercado de trabalho.

Justificativa:

Em 1999, com a regulamentação legal (Decreto 3.298/99 – conhecido como Lei das Cotas) da inserção das pessoas com deficiência (PCDs) no mundo do trabalho, criaram-se diversas expectativas em torno de quem seria apto e qualificado para ingressar nesse sistema. Com o passar do tempo, observou-se que boa parte das empresas e das PCDs não estavam preparadas para recepcionar e competir com iguais condições em relação às pessoas não deficientes. Surge então, a necessidade de assessoramento através de programas de inserção.

A partir destas constatações, a ACADEF cria um programa e uma equipe multiprofissional para assessoramento destas demandas, sejam elas de empresas ou de PCDs.
A missão, a visão, os objetivos organizacionais e a cultura constituem o contexto dentro do qual as pessoas trabalham e se relacionam nas organizações. Dá-se o nome de socialização organizacional à maneira como a organização recebe seus novos funcionários e os integra à sua cultura, ao seu contexto e ao seu sistema. Para tal, anteriormente, faz-se necessário um processo de recrutamento e seleção adequados, bem como a integração e o acompanhamento eficazes.

Através da capacitação dos profissionais responsáveis por esses subsistemas de recursos humanos e de um processo de inserção qualificado, obtêm-se contratações mais acertadas e, consequentemente, qualidade no trabalho.

Objetivo geral:
Capacitar as organizações para a inserção do profissional com deficiência em seus quadros funcionais, através da elaboração de programas de socialização e inserção.

Para atender os objetivos do projeto Além da Inserção temos as seguintes ações:

Palestra de Sensibilização: proporcionar aos colaboradores da empresa, gestores e profissionais envolvidos no processo de inserção, conhecimentos necessários sobre as questões das pessoas com deficiência, a fim da quebra de paradigmas, rompimento de crenças e preconceitos relativos a esta população.

Análise das Funções da Empresa: avaliação dos postos de trabalho disponibilizados pela empresa para preenchimento por profissionais com deficiência, para conhecer as habilidades necessárias à execução das tarefas a fim de identificar as possibilidades de contratação de PCDs (adequação entre atividades e tipos de deficiências); Após a empresa é orientada para realizar o recrutamento das PCDs para as vagas da empresa.

Para atendimento às Normas de Acessibilidade: Catalogar obstáculos nas dependências da organização e seu entorno que limitam a livre circulação, a liberdade de movimento com segurança das PCDs. Além disso, aponta-se as providências necessárias para atendimento à NBR 9050/2004. Faz-se também a análise ergonômica do posto de trabalho disponibilizado às PCDs, em atendimento à NR 17, NR 24 e outras normas pertinentes. Será apresentado um laudo de vistoria técnica com ART.

Projeto para Execução: elabora-se um conjunto de documentos em escala apropriada, de todos os elementos da obra nova ou reforma necessários à exata execução técnica das providências em conformidade com o desenho universal.

Execução dos Projetos: Execução do projeto elaborado anteriormente, com equipe técnica própria, tomando as providências necessárias.

Assessoria em Recursos Humanos: promove a capacitação dos profissionais envolvidos nos processos de contratação e desenvolvimento funcional de pessoas com deficiência.

Treinamento aos candidatos com deficiência: qualifica o candidato para a execução das atividades do posto de trabalho.

Recrutamento e seleção de profissionais com deficiência: visa oferecer suporte às empresas para a seleção de profissionais com deficiência e preenchimento das cotas, assim como inseri-las no mercado de trabalho.

Acompanhamento pós-contratação: por meio de visitas, objetiva o acompanhamento do processo de contratação e pós-contratação do candidato com deficiência a fim de promover a melhor integração e desempenho do mesmo.

Share