O Programa de Inclusão e Cidadania – PIC visa apoiar as pessoas com deficiência física, em suas iniciativas pessoais, profissionais e sociais, no sentido de integrá-las a sociedade e ao mundo. Em execução desde 1995 através de uma parceria entre a ACADEF e a Prefeitura Municipal de Canoas, o PIC tem obtido sucesso na inclusão social, vivencias e geração de renda.
Isto acontece através de oficinas como: Informática, Cidadania, Atividade Motora Adaptada, Inglês Básico, Papel Reciclado, Artesanato em Geral, Grupo de Mediação Psicopedagógico, Oficina de Linguagem, palestras e visitas técnicas. Estas oficinas acontecem nos turnos da manhã e tarde, 4 vezes por semana.
Todas estas atividades visam levar os alunos a adquirirem conhecimentos e habilidades para a inserção no mercado de trabalho, aumentar a renda familiar com a produção de artesanato ou com a prestação de serviços em sua própria casa, e também buscam a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade com qualidade de vida.
Desta forma a pessoa com deficiência que chega na ACADEF, encontra um ambiente propício para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Um local adaptado que, na medida do possível, conta ainda com o transporte, também adaptado, oferecido pela Associação.
Sendo assim, a ACADEF
mantém o PIC, viabilizando ao deficiente, a possibilidade de desenvolver uma
vida independente, uma melhor socialização e uma ocupação laboral, de maneira a
dar novos rumos a sua vida.
No quadro Páginas de Sucesso, o leitor poderá conhecer as histórias dos alunos do PIC dentro e fora da ACADEF, através de depoimentos, vivencias e relatos de superação que transformaram suas vidas.
Alunos:
Como participar?
As inscrições são feitas na secretaria do Programa, na ACADEF, de Fevereiro à Outubro.
O candidato à vaga, morador da cidade de Canoas, passará por uma entrevista com a Psicopedagoga e também será orientado a providenciar alguns documentos para a formalização da inscrição.
Empresas e pessoas físicas também podem participar deste projeto de responsabilidade social, investindo na qualificação de pessoas com deficiência.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3466-9621 ou pelo e-mail qualificacao.pic@acadef.com.br.