Quando a água é a solução das dores

A piscina de hidroterapia e hidroginástica está presente na ACADEF desde 2011 e tem ajudado muita gente no processo de reabilitação. O método que trabalha os músculos de forma global, buscando fortalece-los, atende principalmente pessoas com problemas de coluna, joelho e quadril bem como pós-operatórios imediatos, a todas as pessoas indicadas pela fisioterapia.

As atividades de hidroterapia acontecem regularmente nas segundas, quartas e sextas-feiras à tarde, com fisioterapeutas. No turno inverso e nos demais dias, ocorrem as atividades de hidroginástica, sob supervisão de um educador físico. O educador físico, Alexsandro Michel, conta que começa com exercícios mais leves e ao decorrer da aula, vai aumentando o ritmo.

A demanda para as aulas é bem grande e segundo Alex, cada turma tem em média 12 pessoas. Ele conta que é comum ouvir relatos de melhoras dos usuários e que, ao sair da agua, a pessoa se sente mais leve. Essa sensação de leveza acontece devido a pressão hidrostática que existe na piscina, fazendo com que o corpo fique mais leve, “Você consegue forçar um músculo sem prejudicar outros músculos”, explica o educador físico. É por isso que muitas pessoas fazem na água exercícios que fora dela não conseguem.

As idosas, Rosane Correia, 57, e Marlene Flor, 58, são de uma das turmas da hidroginástica. Elas contam que as aulas na piscina estão ajudando a melhorar a saúde delas. A dona Rosane conta que sempre sentia muitas dores e desde que começou a fazer hidro as dores começaram a sumir. Já a dona Marlene, que começou com as aulas há pouco tempo, disse que já está sentindo os efeitos, ela que tinha muita câimbra, afirma não estar mais sentido as dores.

Share