PIC – FORMAÇÃO DE JOVENS

O Programa Integral de Capacitação – PIC visa apoiar as pessoas com deficiência física, em suas iniciativas pessoais, profissionais e sociais, no sentido de integrá-las a sociedade e ao mundo. Em execução desde 1995 através de uma parceria entre a ACADEF e a Prefeitura Municipal de Canoas, o PIC tem obtido sucesso na inserção destas pessoas no mercado de trabalho, através do RH da ACADEF.

Isto acontece através de oficinas como: Informática, Cidadania, Atividade Motora Adaptada, Inglês Básico, Papel Reciclado, Artesanato em Geral, Grupo de Mediação Psicopedagógico, Oficina de Linguagem, palestras e visitas técnicas. Estas oficinas acontecem nos turnos da manhã e tarde, 4 vezes por semana.
Todas estas atividades visam levar os alunos a adquirirem conhecimentos para a inserção no mercado de trabalho, aumentar a renda familiar com a produção de artesanato ou com a prestação de serviços em sua própria casa, e também buscam a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade com qualidade de vida.

Desta forma a pessoa com deficiência que chega na ACADEF, encontra um ambiente propício para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Um local adaptado que, na medida do possível, conta ainda com o transporte, também adaptado, oferecido pela Associação.

Qual é o objetivo?

O PIC busca suprir a falta deste tipo de educação, voltada à pessoa com deficiência e preocupada com a demanda do mercado de trabalho formal – que cada dia mais vem procurando profissionais capacitados para ingressar no seu quadro de funcionários. Certamente, que a isto se soma o incentivo ao aumento do grau de escolaridade desta pessoa.

Salienta-se aqui, que muito da falta de escolaridade das pessoas com deficiência, está vinculada às inúmeras dificuldades e preconceitos enfrentados pelas mesmas. Estas dificuldades são caracterizadas pela falta de escolas e transporte adaptados, e tantos outros obstáculos, que não são observados pela sociedade como um todo.

Sendo assim, a ACADEF mantém o PIC, viabilizando ao deficiente, a possibilidade de desenvolver uma vida independente, uma melhor socialização e uma ocupação laboral, de maneira a dar novos rumos a sua vida.

Como participar?

As inscrições são feitas na secretaria do Programa, na ACADEF, de Fevereiro à Outubro.
O candidato à vaga, morador da cidade de Canoas, passará por uma entrevista com a Psicopedagoga e também será orientado a providenciar alguns documentos para a formalização da inscrição.
Empresas e pessoas físicas também podem participar deste projeto de responsabilidade social, investindo na qualificação de pessoas com deficiência.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3466-9621 ou pelo e-mail qualificacao.pic@acadef.com.br.

Share