Pensar e agir verde!

Um conjunto de ações que visam o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade é a definição simples de sustentabilidade. A ACADEF é prova viva disso! Depois de implantar em suas dependências o uso de energia solar, viemos aqui trazer mais uma boa nova: a nossa geração de resíduos está diminuindo.

Como todos sabem, é de responsabilidade dos geradores a destinação final ecologicamente adequada dos resíduos. Aqui não é diferente! Segundo a bióloga Priscila Junqueira, o gesso que produzimos ao fazer moldes para próteses / órteses é reciclado – se torna matéria-prima na construção civil. Assim como materiais como plástico, papel, papelão – secos que encaminhamos para a coleta seletiva municipal – beneficiando famílias que trabalham em galpões de triagem de resíduos.

Além destes, existem resíduos contaminados com produtos químicos que sofrem um processo chamado “blending” e são colocados em coprocessamento em cimenteiras. Tudo isso, visa beneficiar o nosso ambiente natural, pois reduzimos o consumo de recursos naturais a partir do momento em que reciclamos materiais. Vejam nossos resultados:

RESÍDUO 2016 2017 REDUÇÃO (%)
Químico – Coprocessamento 2,699T 2T 26%
Orgânico 1,839T 1,199T 35%
Químico – Aterro Industrial 0,22T 0 100%
Reciclável 1,495T 700kg 54%
Gesso 15,6T 9,6T 61%
Ambulatorial 278,5 kg 140kg 50%

O único de nossos resíduos que não sofreu redução em sua geração foi de eletrônicos, pilhas, lâmpadas e baterias, os quais foram entregues em pontos de entrega voluntária – total de 373 unidades. No entanto, a meta de todos é a geração zero de resíduos e estamos trabalhando nossos hábitos para chegar lá!

Share