Elos – 09

Elo é um substantivo masculino que significa, entre outros sentidos, ligação, união, continuação. Com a criação do projeto “Elos – Uma História Sem Fim…”, o setor de Comunicação Social vai interagir diretamente com beneficiários e colaboradores que aqui circulam.

Mas não é só isso! O nosso setor vai em busca de ligações das pessoas com a ACADEF. De que forma nos unimos? Qual é a sua ligação com a ACADEF? Não o que você faz aqui, mas o que te marca aqui? Que marca você deixa aqui? Como você muda a vida das pessoas que por aqui passam?

Com objetivo de humanizar ainda mais a nossa instituição, assim como de proporcionar reflexões em cada pessoa que transitar por aqui, independentemente de quem for.

O dentro e fora da ACADEF estão ligados. E você? De que forma estabelece este elo?

A nona Edição do Projeto Elos
É com Bruno Silva dos Santos
Assista ao vídeo no final da página.

Um jovem concentrado no futuro.

O projeto Elos vai contar para vocês um pouco da história de vida do rapaz que é exemplo de superação, após ter sofrido um trauma por arma de fogo.

Bruno é usuário de cadeira de rodas e não desiste de realizar seus sonhos de voltar a trabalhar, entrar na faculdade e fortalecer sua condição de vida financeiramente.

Atualmente, ele recebe um auxílio do INSS, que serve para ajudar em casa e em suas despesas pessoais. Além da venda de perfumes e artesanatos de garrafas decoradas em mosaico.

O jovem conheceu a ACADEF através de uma visita do projeto cuidar. Na ocasião foi visitado pelo voluntário Antonio Marcos Vasques, que também é cadeirante. Vasques foi até sua casa para levar esperança e força para Bruno retomar sua vida. O rapaz comenta que a visita do Antonio foi muito importante para ele. “ Me senti mais confiante. A minha autoestima melhorou bastante,”aponta.

Bruno também faz parte do PIC-Programa Integral de Capacitação e atualmente está participando do curso de preparação para o mercado de trabalho do programa Aprendiz. “Estou ansioso em começar a trabalhar, quero melhorar minha qualidade de vida e da minha família com o emprego. Tenho certeza que vou fazer um bom trabalho, ”expressa o jovem, que hoje tem 25 anos de idade e mora com a mãe e um primo.
Bruno que ficou paraplégico em 2011, tem muita força de vontade e já ensaia alguns passos com o auxílio de um andador e órteses. Ele revela que tem muita fé em voltar a andar, mesmo com limitações ou com a ajuda de equipamentos de mobilidade.

Bruno alterna seu tratamento que teve início no hospital e após foi encaminhado para sessões de fisioterapia na ACADEF. Ele também recebeu tratamento em uma clínica especializada em reabilitação. Em sua casa ele faz diariamente seus exercícios para manter seu condicionamento físico.

Perguntamos a ele, o que lhe motiva em seguir em frente: o jovem aponta a sua família e a namorada. Ele diz que está focado em vencer os obstáculos. Bruno, também gosta de assistir as palestras de Josef Klimber. “Tenho muita admiração por sua força, assisto sempre suas palestras, me fortalece muito, ” comenta.

Conheça outras edições do Projeto Elos.

Compartilhe em suas redes sociais