Elos – 01

Elo é um substantivo masculino que significa, entre outros sentidos, ligação, união, continuação. Com a criação do projeto “Elos – Uma História Sem Fim…”, o setor de Comunicação Social vai interagir diretamente com, beneficiários, colaboradores e que aqui circulam.

Mas não é só isso! O nosso setor vai em busca de ligações das pessoas com a ACADEF. De que forma nos unimos? Qual é a sua ligação com a ACADEF? Não o que você faz aqui, mas o que te marca aqui? Que marca você deixa aqui? Como você muda a vida das pessoas que por aqui passam?

Com objetivo de humanizar ainda mais a nossa instituição, assim como de proporcionar reflexões em cada pessoa que transitar por aqui, independentemente de quem for.

O dentro e fora da ACADEF estão ligados. E você? De que forma estabelece este elo?

A primeira Edição do Projeto Elos
É com Márcio Dalmagro
Assista ao vídeo no final da pagina.

Existem histórias que devem ser contadas, pois são exemplos de superação e podem mostrar um novo sentido da vida. Uma dessas histórias é de Márcio Dalmagro, 36 anos. Hoje, ele é pai, marido e se diverte dançando.

Cansaço não existia para ele, que trabalhou em três empresas. Durante o dia, Dalmagro fazia cobranças e entregas; à noite, trabalhava numa pizzaria. A rotina atarefada não o assustava, pois tinha planos para um futuro próximo. Em 2.000, casou-se com Carina, que até hoje é sua companheira. Os dois sonhavam em ter um filho, mas Carina não conseguia engravidar, devido um problema no útero. As tentativas e tratamentos para ter um filho falharam diversas vezes, o que não foi impedimento para eles continuarem a perseguir o desejo de se tornarem pais.

O ano de 2.001 tinha tudo para que os planos do casal seguissem a diante. Tinha. Recém-casado e com 23 anos, Márcio sofreu um acidente de moto. A partir de então, a vida dele e da esposa, tomou novos caminhos. Foi necessário amputar uma perna, assim, tendo que usar cadeira de rodas. E os planos? Acabaram?

Márcio ficou três meses no hospital, Carina não desistiu do casamento, muito menos, de formar uma família. Cinco meses após o acidente, descobriram que ela tinha engravidado. Thaila é o nome da menina que esperavam. A notícia foi, e continua sendo, motivo para mostrar que a vida possui diferentes faces e para alegrar a vida da mais nova família que se formava. “O bebê foi um presente”, disse a esposa.

Através da fisioterapia, Márcio foi recuperando os movimentos. Ganhou peso, chegando a 175 quilos. Em virtude da obesidade e das sequelas dela, foi necessário cirurgias e tratamentos para a recuperação. Conheceu a Acadef, porque a mãe era paciente da Associação. Dalmagro foi aluno do programa Integral de Capacitação (PIC), em 2007. Passou por quatro tipos de profissionais da saúde na Acadef. As fatalidades vieram, mas ele não deixou de valorizar as pequenas vitórias que aconteciam na reabilitação. “Chamou-me atenção que ele confiou na equipe médica”, afirma Gisele, fisioterapeuta.

Atualmente, ele é paciente da Associação, contando com uma equipe que faz parte da evolução do quadro dele. Márcio não deixa de demonstrar a gratidão pela Gisele e pelo Jivago, porque, eles ajudaram a constituir a sua história. “O sucesso do tratamento depende 50% do paciente, da perseverança e de não desistir; 25% dependem da equipe médica; e os outros 25% dos acontecimentos, das doenças que podem surgir”, opina Jivago, fisioterapeuta.

Em abril de 2014, Márcio começou a usar prótese, o que possibilitou a dispensar, em alguns momentos, a cadeira de rodas; mas não, as muletas. “Foi uma alegria muito grande voltar a ficar de pé”, afirma.
“Devemos lutar por um objetivo. Nos superar”, diz o gremista. As causalidades não param. Márcio, assim como, outros deficientes físicos encontram muitas barreiras de acessibilidade. Persistência e perseverança são escolhas que compõem a vida de Márcio, que é grato pelo apoio da esposa e da família dele.

A reabilitação de Márcio continua com a equipe de profissionais da ACADEF, juntamente com apoio dos fisioterapeutas do convênio La Salle.

Texto: Patrícia Martins
Produção: Comunicação Social e Informática

Conheça as edições anteriores do Projeto Elos.

Share