Dia do Fonoaudiólogo

No último sábado (9), foi comemorado o dia do fonoaudiólogo, profissional responsável pelo estudo dos distúrbios de comunicação e das funções neurovegetativas como a mastigação, deglutição e a funcionalidade respiratória. A ACADEF conta com o serviço de duas fonoaudiólogas, a Lucielen Paz Collaço, que atende três vezes por semana, e a Cristiane Longaray, que está de segunda a sexta na instituição.

Atendendo desde de recém-nascidos até idosos, é preciso avaliar cada caso de acordo com sua necessidade. Cristiane conta que com as crianças os casos mais comuns são os distúrbios de comunicação, a gagueira infantil, a disfagia e bebes com dificuldade de se alimentar por causa do uso de sonda. Usando o princípio lúdico para os tratamentos, com os dispositivos necessários, através de repetições.

Já com adultos é mais comum pacientes com dificuldade de fala, e também aqueles que apresentam consequências de doenças como AVC ou traumas no crâneo. Com os idosos se busca melhorar a qualidade de vida através dos tratamentos.

O atendimento é encaminhado pelo SUS ou por outros colegas de outras áreas dentro da ACADEF. Por isso a importância de se ter um fonoaudiólogo dentro da instituição e do trabalho multidisciplinar realizado, “em conjunto que a gente consegue também realizar um bom trabalho nesse sentido”, ressalta Lucielen.

Compartilhe em suas redes sociais